sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Chorão no Dentista

Olá, pessoal! O DNA desta semana (de Paulo Diniz) foi dedicado aos dentistas e todos aqueles que "morrem" de medo deles, a todas as pessoas que se preparam psicologicamente uma semana antes pra poder enfrentar este grandioso desafio, que é visitar um dentista... É até interessante conversar sobre isso, porque se analisarmos, a maioria da população torce o nariz quando tem que ir a um desses profissionais tão importantes.

Pesquisando por aí, descobrimos o porquê do tratamento dentário causar muito medo às pessoas. Voltando lá atrás, há décadas e decadas notamos que o equipamento, os instrumentais, os aparelhos usados antigamente causavam, no mínimo, um desconforto grande ao paciente, isto sem dizer da dor propriamente.

Gente, olha só que horrível: não tinha agulhas descartáveis. As utilizadas, precisavam ter grosso calibre para poderem suportar as diversas vezes em que eram desinfetadas nos ebulidores. Ao se aplicar uma anestesia, portanto, com uma agulha destas, é evidente que se traumatizava mais do que o necessário.

Para uma cavidade ser aberta, usava-se a caneta de baixa rotação e esta só funcionava bem sob pressão. Além da força, o paciente sentia também o trepidar até mesmo da cabeça toda. Um horror!

Estas práticas todas, comuns para a época, causavam, no entanto, muita dor ao paciente. (Coitados).
Agora é fácil de entender porque o dentista é temido até hoje: a notícia se espalhou de boca em boca e o dentista passou a ser sinônimo de DOR. Sem contar que as mães, por sua vez, pra que seus filhos parassem de fazer peraltices alertavam seus pequenos:

"- Se não comer o espinafre com jiló, te levo ao dentista prá ele arrancar teu dente!"

Mas, vale um alerta, um lembrete, uma ressalva: HOJE EM DIA TUDO MUDOU! Como é bom viver no século XXI, não é verdade???
Bom, por hoje é só! Até mais e...
.... visite regularmente um dentista!
As informações foram extraídas do site http://www.saudetotal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário