segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tonico e Tinoco

Sexta-feira, dia 1º de maio, tivemos um especial de músicas sertaneja. Algo inusitado, pois nem sempre escutamos este estilo musical no programa "Clube Amigos da Boa Nova". A dupla Tonico e Tinoco foi a "bola da vez", também pudera, quando ouvimos falar em música sertaneja de raiz, um dos primeiros nomes que vem a nossa cabeça é "Tonico e Tinoco". A maior dupla caipira de todos os tempos deixou cerca de 1.400 músicas gravadas entre 78 rotações, compactos, elepês CDs, totalizando algo em torno de 50 milhões de discos vendidos. Sertanejos antigos e modernos tiraram o chapéu para eles.

Tonico , o João Salvador, nasceu em 1917, e Tinoco ,o José, em 1920. Filhos dos Pérez, imigrantes espanhóis aportados por aqui no final do século XIX, foram criados de pés no chão, cantando e tocando viola pelas fazendas de café onde foram colonos, na região de Botucatu e São Manoel, no interior paulista. Desembarcaram em São Paulo em 1941 e quatro anos depois gravaram o primeiro disco. O sucesso foi instantâneo. No final da década, dezenas de duplas imitavam o estilo de Tonico e Tinoco, tentando um lugarzinho no elenco das gravadoras.

A Dupla coração do Brasil, como foi chamada, engatou um sucesso no outro e só começou a sentir o gosto amargo da discriminação no mercado quando este já estava seduzido pela música americana, num país que galopava em direção à industrialização e se distanciava de sua cultura rural. Pressionados pelos novos tempos muitos sertanejos não resistiram ao som das guitarras e dos baixos elétricos. Mas Tonico e Tinoco continuaram agarrados nas suas modas e aos poucos, a partir da década de 60, Tiveram, de se voltar para os públicos interioranos e os das periferias das grandes cidades. Mesmo sem o sucesso de antes, não pararam de gravar- a não ser por dois anos, na década de 70.

Por absoluta vocação para a sobrevivência artística, consentiram em modernizar discretamente o som de suas canas-verdes, toadas, modas de viola e cateretês para poderem chegar às produções dos anos 90.

Tonico faleceu em 1994 e a partir de então , sem arrefecer, Tinoco passou a tocar a carreira com o filho Tinoquinho.

O sucesso do nosso "especial" foi tamanho, que inspirou a nossa querida ouvinte Adalci Biscaro, que mora em São Simão. Vamos conferir o texto que ela enviou para nós:

"Que foi aquilo seu Bolonha,
que aconteceu sexta-feira?
Se meus olhos fossem rios
Inundava a cidade inteira.

Lembrei muito de meu pai
com saudade e emoção
Sou de São Paulo, capital
Mas agradeço a colhida do povo de São Simão
Viva o nosso Sertão!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário