sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Só Vou Criar Galinha

Século XXI: correria. Todo mundo trabalhando, (ainda bem), para sobreviver. São tantas cobranças dos outros para nós, da gente para com a gente mesmo, de nós para com os outros, que às vezes dá até vontade de gritar: "PARA! Para o mundo que eu quero descer...". "Não aguento mais este corre-corre do meu dia-a-dia"..."Não vou mais trabalhar, só vou criar galinha.".

Pois é, isso não é nenhuma fábula, mas neste caso por que é que a "galinha" tem que pagar o "pato"?

O teste de DNA desta semana foi a música "Só Vou Criar Galinha", do Golden Boys. Talvez o compositor estava em um momento, digamos, de fadiga, cansaço... como podemos saber, não é?! Mas o fato curioso é que criar galinhas deve dar um trabalho danado. Sujeira, barulho, ovos... Bom, sonho é sonho e quem somos nós para discutir! Além do mais, se o sujeito quer mesmo criar galinhas, cada um tem seu livre arbítrio.

Acima citamos a expressão "pagar o pato". De onde será quem essa frase, por que surgiu? Bom, segundo conta Riboldi, em seu livro "O bode expiatório", a expressão pode ter se originado em uma história do século XV.

Um camponês passou em frente à casa de uma mulher casada, com um pato na mão. A mulher ficou interessada em ter o pato, e propôs ao camponês pagá-lo com favores sexuais. Mas o homem queria prolongar o ato, enquanto a mulher achava que já tinham feito sexo o suficiente para o que julgava valer o animal.
Os dois começaram a discutir e, em meio ao debate, chegou o marido da mulher, e quis saber porque eles discutiam. A mulher então explicou que a desavença era em função do dinheiro que faltava para chegar ao valor desejado pelo camponês. O marido deu o dinheiro. E, literalmente, pagou o pato (coitado).

A outra versão diz que, numa brincadeira antiga, um pato era amarrado a um poste. Os participantes deviam correr até o poste e cortar as amarras que prendiam o animal de um só golpe. Quem não conseguisse deveria pagar o pato (essa é mais perigosa, hein?!).

Segue a letra da música "Só vou criar galinhas", de "Golden Boys":

Eu não vou mais trabalhar só vou criar galinha,
eu não vou mais trabalhar só vou criar galinha.
Eu dessa vez acerto na loteriaJá cansei de todo dia me vestir pra trabalhar
São 7 horas, 9 horas, qualquer horaIsso não me importa agora,
meu negócio é descansar
Pra mim vai ser domingo todo dia
Pois é essa alegria de todo trabalhador
Além do mais, é assunto que se encerra
Trabalho pra mim é guerra, prefiro fazer amor]
Eu não vou mais trabalharSó vou criar galinha (4x)
Pra mim vai ser domingo todo dia
Pois é essa alegria de todo trabalhador
Além do mais, é assunto que se encerra
Trabalho pra mim é guerra, prefiro fazer amor
Eu não vou mais trabalhar
Só vou criar galinha (4x)

Um comentário: