quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Especial "Festival"

Olá, pessoal! Segunda-feira, feriado nacional, o programa Clube Amigos da Boa Nova fez um "Especial Festival". Para quem teve o prazer de viver nesta época, e desfrutar de momentos tão agradáveis, o programa deu a oportunidade de reviver alguns sentimentos... Quantas coisas boas aconteceram! Bom, o saudosismo é muito bom e principalmente quando nos traz ótimas recordações. Por isso, a seguir temos algumas informações sobre os festivais. Para quem quer relembrar ainda mais, indicamos o site http://bossanova1.wordpress.com/2009/10/01/festival-de-record-1967-clips que tem vídeos e imagens bem interessantes... A seguir, a história (resumida) dos festivais. Enjoy!

FESTIVAIS DA TV EXCELSIOR - SÃO PAULO
abr. 1965 - 1º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior, é vencido por "Arrastão", de Edu Lobo (foto acima) e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.

jun 1966 - No Festival Nacional da Música Popular, "Porta-estandarte", de Geraldo Vandré e Fernando Lona, interpretada por Tuca e Airto Moreira, recebe o primeiro lugar.

FESTIVAIS DA TV RECORD - SÃO PAULO

out.1966 - 2º Festival De Música Popular Brasileira, agora da TV Record, é disputado no teatro da emissora. Dividiram o prêmio "A Banda", interpretada por Chico Buarque e Nara Leão, e "Disparada", de Geraldo Vandré e Theo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues. As duas músicas empataram (foto ao lado)

out.1967 - 3º Festival De Música Popular Brasileira da Record é disputado no teatro Paramount e vencido por Edu Lobo e Capinam, com "Ponteio". A canção foi interpretada por Edu Lobo, Marília Medaglia e Quarteto Novo. No mesmo festival, Sérgio Ricardo, concorrendo com "Beto Bom de Bola", após insistente vaia do público, quebra o violão num banquinho e atira-o ao público.

dez.1968 - 4º Festival De Música Popular Brasileira tem dois vencedores: "São Paulo, Meu Amor", composta e interpretada por Tom Zé, ganha o prêmio do júri especial, e "Benvinda", composta e interpretada por Chico Buarque, o do júri popular.
nov.1969 - 5º Festival De Música Popular Brasileira é vencido por "Sinal Fechado", composição e interpretação de Paulinho da Viola.

FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO - Prêmio Galo de Ouro (Fase Nacional, no Maracanãzinho - Rio de Janeiro)

out.1966 - No 1º FIC da TV Rio, "Saveiros" leva o primeiro lugar. Composta por Dori Caymmi e Nelson Motta, foi interpretada por Nana Caymmi.

out.1967 - No 2º FIC, agora na TV Globo, "Margarida", composição de Gutemberg Guarabira, vence o festival na interpretação de Gutemberg Guarabira e Grupo Manifesto.

set.1968O - 3º FIC é vencido por "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim. No festival, a canção foi interpretada pela dupla Cynara e Cybele.set.1969No 4º FIC, da TV Globo, a composição "Cantiga por Luciana", de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, interpretada por Evinha, é a grande vencedora.

out.1970 - primeiro lugar do 5º FIC é a canção "BR-3", de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, interpretada por Tony Tornado e Trio Ternura. Ivan Lins fica em segundo lugar, com "Até o Amanhecer".

set.1971 - No 6º FIC, "Kyrie", de Paulinho Soares e Marcelo Silva, interpretada por Evinha, fica em primeiro lugar.set.1972O 7º FIC é vencido por "Fio Maravilha", de Jorge Ben, interpretada por Maria Alcina.

OUTROS FESTIVAIS

1975 - Festival Abertura, da TV Globo, é vencido por "Como um ladrão", de Carlinhos Vergueiro, interpretada pelo autor.

dez.1979 - "Quem Me Levará Sou Eu", de Dominguinhos e Manduka, cantada por Fagner, vence o Festival 79, realizado pela TV Tupi.

ago.1980 - 1º Festival Da Nova Música Popular Brasileira, MPB 80, organizado pela Rede Globo, é vencido por Oswaldo Montenegro interpretando "Agonia", de Mongol

set.1981 - Sob as vaias de 20 mil espectadores, Lucinha Lins, com a sua música "Purpurina", foi eleita a vencedora do MPB-81. Depois, em segundo lugar, veio Guilherme Arantes, compositor e cantor de "Planeta Água", a música que o público queria vencedora.

set.1982 - Com a unanimidade da platéia, a música "Pelo Amor de Deus", de Paulo Debétio e Paulo Rezende, interpretada por Emílio Santiago, foi a vencedora do MPB-82.

out.1985 - Festival Dos Festivais, da TV Globo, é vencido por "Escrito nas Estrelas", canção de Carlos Rennó e Arnaldo Black, interpretada pela voz de soprano de Tetê Espíndola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário