segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Feirão de Livros em Santana

Já que o Clube sorteia tantos livros para seus ouvintes, acho que o pessoal gosta! Então nada mais justo do que anunciar um Feirão de Livros que acontece numa das sedes do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Tudo bem que é no de Santana, e tem ouvinte que nem mora em São Paulo, mas vou aproveitar o espaço para aqueles que estiverem por aqui, afim de ajudar.

O feirão tem ares de Sebo, sabe aquelas lojas com raridades, livros antigos, novos, usados e semi-novos, além de algumas raridades? Então! É neste esquema. Se você quiser participar, não deixe de visitar a unidade que fica na Rua Duarte de Azevedo, 691, bem pertinho do metrô Santana.

O espaço de exposição é a lanchonete do Centro. Quem for, manda um beijo do Caio pra Marinalva, pra Cleide e pra todas as outras meninas da lanchonete, que fazem a melhor torta de banana do mundo. E aproveita para experimentar!

O evento será entre os dias 1 e 6 de setembro, de terça a sexta das 14 às 20h; aos sábados das 13 às 18h e aos domingos das 9h ao 12h.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Maria Maria

Você sabe a origem do nome Maria? Pois existem várias teorias, até algumas bem estranhas... Maria é o nome da mãe de Jesus - Ponto. É também o nome que a maioria das ouvintes dá ao ligar aqui na rádio, quando não quer se identificar. 'Olá, meu nome é Maria!'... Quando se fala isso, sabemos que é identidade secreta. rs

O nome mMaria tornou-se popular com a propagação do cristianismo, sendo a forma latina do nome hebraico da mãe de Jesus. Maria em hebraico era Miriam, cujo significado é incerto, porém pode ter sido originalmente um nome egípcio, provavelmente derivado das palavras 'mry' (amada) ou mr (amor), tendo o sentido de 'senhora amada'. Tudo a ver com o fato de Maria ser a mãe de Jesus, certo?

Há quem diga que o nome tenha sido popular na Europa bem antes do estabelecimento da religião cristã, como forma feminina do nome romano Marius. Historicamente, o nome aparece por vezes como um segundo nome masculino, como em diversos países da Europa Central, onde o fato indicava a proteção da Virgem Maria.


Maria Maria


Maria, Maria

É um dom, uma certa magia

Uma força que nos alerta

Uma mulher que merece

Viver e amar

Como outra qualquer

Do planeta
Maria, Maria

É o som, é a cor, é o suor

É a dose mais forte e lenta

De uma gente que rí

Quando deve chorar

E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca

Maria, Maria

Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha

É preciso ter graça

É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania

De ter fé na vida....
Mas é preciso ter força

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca

Maria, Maria

Mistura a dor e a alegria...
Mas é preciso ter manha

É preciso ter graça

É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania

De ter fé na vida....
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!

Lá Lá Lá Lerererê Lerererê

Lá Lá Lá Lerererê Lerererê

Hei! Hei! Hei! Hei!

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!

Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!

Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...
Mas é preciso ter força

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca

Maria, MariaMistura a dor e a alegria...
Mas é preciso ter manha

É preciso ter graça

É preciso ter sonho, sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania

De ter fé na vida
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Visita da Terça-feira

Neste dia 25 de agosto o Clube Amigos da Boa Nova recebeu Paulo Ernesto da Silva, o padrasto do Augusto, nosso assistido de 26 anos que já está conosco desde 2002. O sr. Paulo também é padrinho da Renata. E olha que história bonita: foi visitando a Renata que o sr. Paulo conheceu a mãe do Augusto. A amizade floresceu e eles se casaram. Agora o sr. Paulo tem dois motivos para visitar as Casas André Luiz!!!
Na semana passada tivemos a história do sr. Lourenço Lira Carneiro, que também acabou se casando ao visitar seu filho aqui na Unidade II. Só digo uma coisa: se você é solteiro ou solteira e está cheio de amor para dar, venha dar a um dos nossos assistidos sendo padrinho ou madrinha, afinal as estatísticas não mentem! Você pode sair daqui Casado! É ou não é uma casa de MUITO amor? rs

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma Vida Excepcional - Casa Três


Com psicografia de Sergio Chimatti Martins, texto do espírito Amílcar Queiroz, 'Uma Vida Excepcional - Casa Três', conta a história do espírito autor, coadjuvado pelo espírito de Anele, que foi um ex interno da Unidade Hospitalar de Internação do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.
A unidade é carinhosamente chamada de Casa Dois por ser o segundo prédio construído para abrigar as crianças portadoras de necessidades especiais. No romance pode-se conhecer a terceira unidade, Unidade de Tratamento Espiritual, que fica no plano extracorpóreo.
O texto conta ainda as idas e vindas de tais espíritos no plano espiritual, mesmo quando o ex-assistido estava ainda em vida. Tudo isso proporciona mais clareza e conhecimento sobre a vida e o tratamento das crianças amparadas pór esta obra social que tem mais de sessenta anos.
O lançamento é da Mundo Maior Editora.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como criar um Blog?



Na quarta-feira desta passada tivemos uma dúvida sobre 'blogs', onde uma das ouvintes perguntou como faria para postar conosco. Ela ainda comentou dos engraçadinhos do mural, contando piadas e açegrando o espaço. Bem, tudo isso pode ser feito num blog também, que é o espaço onde você reune sua opinião através do seu texto.
Quando os blogs surgiram eles eram uma espécie de 'Meu Querido Diário', sendo mais usado por jovens que contavam a rotina do dia-a-dia, das tarefas da escola, dos namoros e ficadas. Com o tempo a rede de blogs foi crescendo e se diversificando. Empresas começaram a criar seu blogs e os blogueiros começaram a trabalhar em nichos.
Hoje o que mais se encontra são blogs com temas específicos, como este que fala sobre o Clube Amigos da Boa Nova, mas nada impede que você crie o seu blog e fale do que quiser, mesmo que ao velho estilo 'meu querido diário'. Seria ótimo se você tivesse o seu, assim a gente poderia trocar links e idéias, um comentando o texto do outro. Que tal? Se gostou, abaixo seguem sugestões de sites onde você poderá montar seu blog gratuitamente! Visite cada uma, dê uma liga, escolha e comece a criar. É bem simples e todos vêm com passo a passo.

- wordpress.com; considerada a melhor plataforma de blogs, com ótimo desempenho nas buscas do google, o que talvez não seja bom para aqueles que querem algo mais privado. Agora, se você quer aparecer, o negócio é criar aqui. Um ponto ruim é que o blog também não é muito editável., além de ser em inglês.

- blogspot.com; esse é o que a gente usa. Pertence a rede norte americana Blogger, que é do google. Você pode baixar os temas, que dão cara a blog, e instalá-los, além de poder editar. É preciso ter conhecimento em HTML. Nada que uma boa apostila encontrada no google não possa resolver. Totalmente em português.

- blog.uol.com.br; rede de blogs do uol, com ferramentas simples, mas dinâmicas. Fácil de editar, gratuito para assinantes e não assinantes. Totalmente em português.

- blig.ig.com.br; versão ig da rede uol de blogs. Praticamente a mesma coisa. Totalmente em português.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mais um Clube com visita!




Ao som de Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, hoje tivemos as presenças do senhor Lourenço Lira Carneiro (pai do assistido Emerson Lira Carneiro) e da fonoaudióloga Dra. Alessandra Stucchi. Ouvimos mais histórias de amor e luta pela assistência às crianças carentes de necessidades especiais, com exemplo de um pai que enfrentou burocracia, dificuldades financeiras e até familiares, mas seguiu em frente amparando seu filho que necessitava de um lugar específico para poder crescer e se desenvolver, sem nunca abandoná-lo.


E o sr. Lourenço topou a luta, vestiu a camisa do orgulho por sua criança e fez tudo que podia, afinal estava fazendo por seu filho. Hoje sr. Lourenço é casado com Claudete, mãe da Simone (que é outra assistida). Ele conheceu Claudete nas Casas André Luiz, enquanto os dois visitavam a Instituição para cuidar de seus filhos. E se você pensa que o Sr. Lourenço só conheceu as Casas André Luiz após o nascimento de seu filho, está enganado. Ele já visitava a instituição antes disso, nos 'domingos em que procurava algo para fazer'.
Fica então o exemplo do pai que mesmo não estando junto todos os dias, está presente.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Folia de Reis

Ouviu o Clube hoje? Uma das músicas tocadas na primeira meia hora do programa, antes de todo aquele 'água de cheeeeeeeeiroooooo', foi ela! Na voz de Tim Maia, contando um pouco sobre uma festa que é folclore nacional, mas que está meio esquecida (desde a época do próprio Tim Maia, como ele canta na música).

Também chamada de 'Folia de Reis', esse é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da nossa identidade cultural. Apesar do Espíritismo não comungar com os rituais religiosos, lembramos que toda manifestação popular tem sua força e apelo em cultura, sendo então uma importante ligação com as raízes históricas de um povo.

Para entender os motivos da comemoração, temos que retornar a tradição católica, na passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, chamados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. A tradição ganhou força especialmente no século XIX e está viva, ainda que fraca, em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.


A Festa de Santo Reis


Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...

Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes...

É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé...

Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!..(3x)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Homem Bom, Mau e as Instituições

Por melhor que seja uma instituição social, sendo maus os homens, eles a falsearão e lhe desfigurarão o espírito para explorarem em proveito próprio. Quando os homens forem bons, organizarão boas instituições, que serão duráveis, porque terão interesse em conservá-las.
A questão social não tem, pois, por ponto de partida a forma de tal ou qual instituição; ela está toda no melhoramento moral dos indivíduos e das massas. Aí é que se acha o princípio, a verdadeira chave da felicidade o gênero humano, porque então os homens não mais cogitarão de se prejudicarem reciprocamente.
Não basta se cubra de verniz a corrupção, é indispensável extirpar a corrupção. É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade.
Obras Póstumas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

1º HIPER FEIRÃO DE LIVROS ESPÍRITAS E AUTO AJUDA DE GUARULHOS

Tem promoção de livro chegando, com descontos de até 70% ! Tudo isso e ainda autógrafos, músicas e palestras com José Reis Chaves, Moacyr Camargo, Agnaldo Paviani, Jamiro dos Santos Filho, Antonio Demarchi, Américo Sucena e outros.
A abertura será no dia 21, às 20 horas, com palestra de Wanderlei Soares. O importante é saber que todas as palestras têm vagas limitadas. Você pode se cadastrar para qualquer uma gratuitamente por telefone. Ligue para (11)2409-1540.

Serviço
De 21 a 30 de Agosto
Local: Casarão do Internacional Shopping Guarulhos
Realização: USE Guarulhos
Apoio Rádio Boa Nova

terça-feira, 11 de agosto de 2009

As histórias do Sr. Roberto

O Vale do Saracura fez sucesso no programa de hoje, e o clima de saudosismo foi constante. Nele o sr. Roberto, pai de dois assistidos tratados aqui (Roberto e Ricardo) nas Casas André Luiz, lembrou de sua infância na região da Rua Augusta, numa São Paulo bem diferente do que é hoje.
Lembrou também sobre o início das Casas André Luiz e de como sua Esposa, Dona Carmela, tanto ajudou nos primeiros anos da Instituição, participando de campanhas nas ruas para angariar verbas que ajudaram a manter este trabalho social.
Os ouvintes também se emocionaram, enviando suas mensagens parabenizando o convidado pelo exemplo e fazendo piadas, como sempre! É bom ter um público tão bem humorado.
Dos filhos do Sr. Roberto, apenas o Ricardo esteve conosco no estúdio. Ele tem quarenta anos e está conosco na casa desde 99. Ele foi trazido junto com seu irmão, o Roberto, pois sr. Roberto e sua esposa já não podiam dar a atenção que os dois necessitavam, visto que já não são tão jovens quanto no início dos trabalhos das Casas André Luiz.
Acompanhando o paciente estava o psicólogo Gilberto, que nos contou um pouco sobre o tratamento e relacionamento dos irmãos Buono. Sem dúvida um programa emocionante.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ABBA, a segunda maior banda do planeta

A primeira todo mundo conhece, certo? Os Beatles lideram o pódio das bandas mais famosas. Em segundo lugar, errou quem chutou Rolling Stones ou qualquer outra banda de Rock. A medalha de prata fica mesmo para o Abba, banda sueca de música pop que canta em inglês e é conhecida por gerações.
Para voce ter uma idéia da fama da banda, e de suas músicas, em 2008 chegou aos cinemas um musical que já era grande sucesso na Broadway, Mama Mia, história inspirada nas músicas da banda que contaa vida de uma mulher cuja filha, que não conhece o pai, vai se casar. A curiosa investiga a vida da mãe e acaba descobrindo três possíveis candidatos ao cargo, assim ela os convidade para sua festa de noivado, em nome de sua mãe, sem dizer o motivo real de chamá-los para a visita.
O tempo de vida da banda foi mais ou menos de 12 anos (1970-1982), sendo formada pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus, Benny Andersson e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida). Eles dominaram as principais paradas ao redor do mundo, ficando muito conhecido por seu visual moderno e divertido e por suas músicas que sempre se mantinham nas primeiras posições.
Talvez você esteja perguntando 'Tá, mas pq estamos falando do ABBA?'... Simplesmente pq hoje tocamos Chiquitita, sucesso da banda.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Do Contra

O título da postagem é parecido com o título de uma das músicas tocadas no programa desta sexta-feira (uhuuu, fim de semana!).

Zé do Contra, de Isaura Garcia, foi um pedido do Nilson. A música narra as manias de um personagem muito comum, que com certeza lhe fará lembrar de alguém conhecido.

Sempre tem algum amigo, colega, indivíduo que nunca concorda com nada, apenas pelo prazer de não concordar. É nessa hora que a gente agradece a oportunidade do debate, certo?

Poeminha do Contra
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

O que seria do mundo não fossem as pessoas que debatem as idéias? Tantos inventores, filósofos, cientistas, entre outros descobridores de novas verdades, todos foram do contra por um tempo. Sem esquecer o mais importante de todos os 'do Contra', o da foto acima, personagem da turma da Mônica. E se você disser que ele não é o mais famoso entre todos os 'do contra', então eu passo o título para você! rs

Zé do Contra - Isaura Garcia

Zé do Contra é um rico diferente,
Nunca vi ficar contente,
Chora quando tem prazer...

Se tem sono, sai de casa e vai passear
Se tem fome não almoça, toma água e vai deitar

Zé do Contra não concorda com Ninguém,
Se é noite, diz que é dia e a razão sempre ele tem

Seus defeitos ninguém pode comentar,
Ele diz que está direito e a ordem é concordar

O que é bonito, diz que é feio,
O que é bom, diz que não presta
Se é baile, diz que é samba
Se é samba, diz que é festa

E ele sempre foi do contra,
Não concorda com ninguém
Se dança o choro,
diz que o samba é que convém.
..

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

E A Vida Continua, nos Palcos

Leitor do Blog que é Sócio do Clube Amigos da Boa Nova, prepare-se para ir ao Teatro!
O sócio mantenedor da Rádio Boa Nova agora ganha uma ótima promoção, poderá assistir a versão teatral de "E A Vida Continua", com grande elenco: Karina Barum, Victor Wagner, João Acaiabe, Néia Barbosa, Fernanda Guerra, Regis Farah, George Gottheiner, Clarissa Mayorall e César Albanese.
A promoção é a seguinte: apresentando a carteirinha de sócio na bilheteria, ganha-se 50% de desconto, inclusive para o acompanhante. E acompanhando a programação da rádio você ainda pode participar de uma promoção e, se ganhar, levar ingressos da peça sem pagar nada!
Caso queira combinar com o pessoal do seu Centro Espírita e ir em grupo assistar a peça, entre em contato com os organizadores dela através de (11) 2228-1341, Luciane. E não esqueça de pedir por descontos!

Serviço

Peça "E A Vida Continua"
Teatro União Cultural
Rua Mario Amaral, 209
Metrô Brigadeiro
Sábados e Domingos, 17h30

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Baile do Voluntariado da Família André Luiz

Gosta de dança? Gosta da família André Luiz? Gosta de ajudar o próximo? Então você tem que participar deste evento que nossa família promove para comemorar o dia do voluntariado.
Como toda quarta-feira, hoje foi dia de música intrumental no Clube do Ouvinte. No baile você vai ouvir instrumentais um pouquinho diferente, afinal o tema será Jazz. A apresentação instrumental ficará por conta da banda Big Band e do DJ Washingtong.
Será um baile para todos, seja voluntário ou não. Venha dançar, comemorar o dia do voluntariado e prestigiar a premiação de alguns trabalhos realizados por nossos voluntários.

Serviço
Dia 29 de agosto, às 21 horas
Clube Guapira
Rua Dr. José Camargo Aranha, 376
Jardim Guapira - SP
(11) 2457-7733 ramal 208

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Saudade...

Esta é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da nossa língua portuguesa, logo também é da música popular do nosso país. Na edição de hoje do Clube você ouviu Roberto Carlos cantando 'E Por Isso Estou Aqui', a pedido de Sidnei Aparecido. O tema principal da música é o título deste texto: a saudade.

Você sabia que o português é uma das poucas línguas quem tem uma palavra para se referir a este sentimento chamado saudade? Mas o que é saudade, afinal, você sabe? A origem da palavra é do português-galego e descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A origem da palavra é latina, derivando de "solitas, solitatis" (solidão). Na forma arcaica era conhecida como "soedade, soidade e suidade", e tinha influência de outras palavras como "saúde" e "saudar".

Contam os historiadores e estudiosos da lingua que a palavra saudade passou a ser mais usada na época do Descobrimento e do Brasil colônia, ajudando os portugueses a definir os sentimentos ue viviam ao estar numa terra estranha, longe de entes queridos. Essa é a história da palavra que melhor define a melancolia causada pela lembrança, pela mágoa da ausência ou afastamento das pessoas, das coisas, dos estados ou das ações que havia se acustumado a ter ou fazer.

Confira as frases que separamos sobre o tema, todas de personas célebres:

A saudade diminuiu ou fomos nós que envelhecemos?
Millôr Fernandes

O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
Mário Quintana

Saudade é melhor do que caminhar vazio.
Peninha

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.
Clarice Lispector

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
Luis Fernando Verissimo

...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida...
Pablo Neruda

Guarda estes versos que escrevi chorando como um alívio a minha saudade, como um dever do meu amor; e quando houver em ti um eco de saudade, beija estes versos que escrevi chorando.
Machado de Assis

Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante.
Carlos Drummond de Andrade