terça-feira, 4 de agosto de 2009

Saudade...

Esta é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da nossa língua portuguesa, logo também é da música popular do nosso país. Na edição de hoje do Clube você ouviu Roberto Carlos cantando 'E Por Isso Estou Aqui', a pedido de Sidnei Aparecido. O tema principal da música é o título deste texto: a saudade.

Você sabia que o português é uma das poucas línguas quem tem uma palavra para se referir a este sentimento chamado saudade? Mas o que é saudade, afinal, você sabe? A origem da palavra é do português-galego e descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A origem da palavra é latina, derivando de "solitas, solitatis" (solidão). Na forma arcaica era conhecida como "soedade, soidade e suidade", e tinha influência de outras palavras como "saúde" e "saudar".

Contam os historiadores e estudiosos da lingua que a palavra saudade passou a ser mais usada na época do Descobrimento e do Brasil colônia, ajudando os portugueses a definir os sentimentos ue viviam ao estar numa terra estranha, longe de entes queridos. Essa é a história da palavra que melhor define a melancolia causada pela lembrança, pela mágoa da ausência ou afastamento das pessoas, das coisas, dos estados ou das ações que havia se acustumado a ter ou fazer.

Confira as frases que separamos sobre o tema, todas de personas célebres:

A saudade diminuiu ou fomos nós que envelhecemos?
Millôr Fernandes

O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
Mário Quintana

Saudade é melhor do que caminhar vazio.
Peninha

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.
Clarice Lispector

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
Luis Fernando Verissimo

...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida...
Pablo Neruda

Guarda estes versos que escrevi chorando como um alívio a minha saudade, como um dever do meu amor; e quando houver em ti um eco de saudade, beija estes versos que escrevi chorando.
Machado de Assis

Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante.
Carlos Drummond de Andrade

Um comentário:

  1. Olá!
    Amei este espaço.
    Sou ouvinte da Rádio Boa Nova (diuturna) e encontro um pouco de dificuldade para participar do programa através de telefonema e e-mail. Por aqui parece que fiquei mais próxima de vcs.
    Grata por existirem.
    Tudo de bom e muita paz e luz ao coração.
    Carinhosamente,
    Dô.

    ResponderExcluir