segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Folia de Reis

Ouviu o Clube hoje? Uma das músicas tocadas na primeira meia hora do programa, antes de todo aquele 'água de cheeeeeeeeiroooooo', foi ela! Na voz de Tim Maia, contando um pouco sobre uma festa que é folclore nacional, mas que está meio esquecida (desde a época do próprio Tim Maia, como ele canta na música).

Também chamada de 'Folia de Reis', esse é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da nossa identidade cultural. Apesar do Espíritismo não comungar com os rituais religiosos, lembramos que toda manifestação popular tem sua força e apelo em cultura, sendo então uma importante ligação com as raízes históricas de um povo.

Para entender os motivos da comemoração, temos que retornar a tradição católica, na passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, chamados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. A tradição ganhou força especialmente no século XIX e está viva, ainda que fraca, em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.


A Festa de Santo Reis


Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...

Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes...

É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé...

Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!..(3x)

2 comentários:

  1. muito legal esta festa......estou fazendo um trabalho i tenho que fala tudo sobre ela....
    ai eu achei muito interessante......

    ResponderExcluir
  2. A Folia de Reis é uma das maiores manifestações cultural religiosa do Brasil. No sentido de ser mantida pelos humildes. Uma tradição que passa de pai para filho e continua viva, mesmo com algumas modificações conforme a rewgião em que é devotada.
    http://clicpensado.blogspot.com
    www.flickr.com/photos/clicpensado
    nestes dois endereços tem materiais interessantes sobre folia de Reis, texto e fotos.

    ResponderExcluir