sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hoje é dia do Rádio

Olá, ouvintes! Todos os dias conseguimos chegar até você através das ondas do rádio. Isso só é possível porque algum dia, alguma pessoa muito curiosa e inteligente inventou este meio de comunicação. Outra coisa que devemos pensar é: quem foi a pessoa iluminada, que trouxe a primeira emissora de rádio para nosso país?
Esta pessoa iluminada foi Edgard Roquette Pinto, considerado o "Pai do Rádio Brasileiro" (veja foto ao lado).

Roquette Pinto carregava consigo a esperança que, através do veículo rádio, pessoas analfabetas e isoladas de informações pudessem manter-se atualizadas e, desta forma, pudessem ter acesso a educação e cultura.

Sendo assim, a primeira transmissão Radiofônica no Brasil aconteceu em 7 de setembro, no ano de 1922 no alto do Corcovado, Rio de Janeiro. Naquela ocasião, toda a população pôde ouvir, pela primeira vez, a voz do então presidente Epitácio Pessoa. Vamos notar a data (7/set/1922). Neste dia, o Brasil comemorava o centenário da Independência do Brasil. Imaginem só a emoção!

Depois disso, muitas coisas aconteceram, e as pessoas descobriram que os espaços no rádio poderiam ser comercializados. Infelizmente, o foco principal deste veículo passou da educação para o lado comercial, e lá se foi o ideal de Roquette Pinto por água abaixo. Ele, muito decepcionado com tudo o que estava acontecendo, entregou a sua emissora para o Governo do Rio de Janeiro, com a promessa de que eles utilizassem esta ferramenta somente para educar.

É por isso que comemoramos o dia Nacional do Rádio dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquette Pinto, o pai do Rádio Brasileiro. Uma homenagem mais que justa!

Nós, da Rádio Boa Nova, nos sentimos extremamente honrados por fazer parte da história da comunicação, levando sempre até você uma mensagem que consola e educa a alma!

Rádio Boa Nova – "Comunicando em Prol de um Planeta de Regeneração"

Nenhum comentário:

Postar um comentário