quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia dos Namorados...

Oi, gente!
Dia 12 de junho, sexta-feira próxima, é dia dos namorados. Mas como surgiu esta data?
Pesquisando por aí, descobrimos que na Europa e USA a origem é beeeem romântica.

Naquela região, esta data é comemorada em 14 de fevereiro. A data é uma homenagem ao Padre Valentine. Contam que em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius. O imperador Claudius proibia que as pessoas realizassem o matrimônio, porque para ele, um novo marido significava um soldado a menos.

Por desafiar o imperador Claudius, o bispo Valentine foi preso para aguardar a sua execução. Durante a sua prisão, o bispo Valentine se apaixonou pela filha do carcereiro. E ela também se apaixoinou por ele. A filha do carcereiro era cega, e como num milagre recuperou a sua visão depois desta paixão.

Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
Agora, no Brasil a origem do dia dos namorados já não é tããããão romântica assim...Alguns atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". Nós já falamos sobre isso no ano passado, mas vale a pena repetir essa informação. A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário