terça-feira, 28 de julho de 2009

A história do Renato

Olá, amigos! Todo mundo gosta de ouvir uma boa história, não é verdade? As histórias nos comovem e nos inspiram, principalmente quando elas tem um final feliz. Nossa! Os finais felizes até parecem roteiro de novela, mas cabe aqui dizer que não é só em novela que a felicidade é protagonista. Um excelente exemplo é a história do Renato, assistido das Casas André Luiz.

Bom, por que vamos contar a história dele? Tudo começou com sua participação no programa Clube Amigos Da Boa Nova no dia 14/07, terça-feira retrasada. Então, Manoel Bolonha contou um pouco da sua história no ar, e nós ficamos muito curiosos em saber mais dessa história e saber contar mais dela pra vocês.

Renato nasceu em 1973 com deficiência mental e física. Em 1978 com o falecimento de sua mãe, o pai de Renato perdeu a guarda dos filhos: Jonas, Josué, Cibele, Rogério, Vagner, Marcelo e Renato.

Somente o filho mais velho, o Gervasio, permaneceu com o pai. Os demais foram encaminhados para o Instituto de Amparo ao Menor de Indaiatuba. Devido a Deficiência Mental, Renato foi encaminhado para a FEBEM, para ser transferido para uma instituição especializada, em seguida foi transferido para as Casas André Luiz.

Jonas, seu irmão, ao completar 14 anos saiu do abrigo e começou a trabalhar, foi morar com Gervázio (irmão mais velho). Logo após Josué também saiu e retirou os irmãos do abrigo. Jonas foi residir no exterior (Chicago) e acabou levando os outros irmãos para trabalhar lá.

Depois de alguns anos, ,a família foi retornando ao Brasil, porém não obtinham informações de Renato. Sabiam que Marcelo, o irmão caçula, foi adotado, porém continuou morando na cidade, a irmã Cibele conseguiu localizá-lo e o mesmo passou a ter contato com os demais irmãos. Enfim, estavam todos juntos, mas... e o Renato???

Um belo dia, a esposa de Marcelo estava providenciando o passaporte, porém teve problemas com a sua documentação, com erro de sobrenome. Então, ela entrou com um processo judicial para obter informações. Com base nessas informações, curioso, Marcelo começou a pesquisar a história de sua família, na tentativa de localizar Renato.

Marcelo foi até o abrigo onde Renato ficou quando criança, porém ele estava desativado. Marcelo então, foi encaminhado para o Fórum da cidade para localizar a documentação. Os prontuários estavam lá (que alegria), mas não liberaram o prontuário do Renato para que Marcelo pudesse fazer uma cópia. Mas o que aconteceu? Marcelo visualizou um logotipo das Casas André Luiz e começou a pesquisar sobre a nossa Instituição. Graças a internet ele teve informações rápidas como local e telefone.

Nem é preciso dizer que imediantamente Marcelo ligou pras Casas André Luiz (dia 04/03/ 2009), confirmou a internação de Renato e no mesmo dia estavam todos visitando Renato, o irmão que faltava. Quanta felicidade. Depois de toda essa novela enfim todos conseguiram se encontrar!

Hoje em dia, Renato vai semanalmente para a residência dos irmãos e eles participam do desenvolvimento biopsicossocial. Após o reencontro com a família o Renato esbanja felicidade e comunica-se melhor com todos os colaboradores da Instituição.

Renato ganhou de seus irmãos uma cadeira de rodas motorizada Invacare (Pronto M51 Sure step) a qual utiliza durante o dia para locomoção, realização de suas atividades de vida diária e ir aos atendimentos setoriais. Desloca-se, independentemente em todas as dependências da Instituição, participa de eventos, passeios e atividades externas em seu equipamento. Renato comunica-se através da fala, que é disátrica (com alteração da fluência e articulação), mas inteligível.

Quando perguntado ao Renato qual é o seu maior desejo, ele responde: morar com meus irmãos!

É isso, pessoal! Que história linda e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário