quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rita Pavone e seu martelo


Rita Pavone nasceu em Turim em 23 de agosto de 1945. Pra quem não sabe ela é uma cantora e atriz italiana que começou sua carreira em 1962 e, pouco tempo depois, tornou-se um sucesso mundial, fazendo também exitosas turnês em países da América Latina. Lançou vários singles em seguida, como La partita di pallone, Alla mia età, Come te non c’è nessuno, Datemi un martello, Che m'importa del mondo, Cuore, Viva la pappa, Il geghegè e Fortissimo, atingindo o topo das paradas.

Em 1968 Rita se casou na Suíça com seu empresário, produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno. Foi um escândalo na sociedade italiana porque Reno, cujo verdadeiro nome é Ferruccio Ricordi era casado com Livia Protti e não existia divórcio na Itália até 1970.

Em 1971 Rita e Teddy se casaram oficialmente na Itália.

Em 1969 sua carreira desacelerou na Itália, participou do Festival de San Remo com Zucchero e, no ano seguinte, com Ahi ahi ragazzo! e em 1972 com Amici mai. Emplacou vários sucessos em outros países como Alemanha (Arrivederci Hans), Bonjour la France (França), Io che amo solo te (Brasil).

Neste segundo período da sua carreira tomou um caminho mais difícil e, conseqüentemente, menos premiada pelo resultado das vendas, das canções de autor, estabelecendo-se também como compositora.

Depois d
e uma vida de concertos em várias partes do mundo, Rita anunciou no primeiro dia de 2006 que deixa definitivamente os palcos, cantando pela última vez em público.

Nas eleições legislativas italianas de 2006, Rita candidatou-se a uma vaga no senado italiano, disputando pela circunscrição dos italianos no exterior, não sendo eleita.

Atualmente Rita mora em Chiasso, no cantão de Ticino, Suíça e possui uma segunda residência perto de Castelgandolfo em uma propriedade vizinha ao Papa.

Seus dois filhos também moram na Suiça. Alessandro é apresentador de um programa na TV Suíça-Italiana e Giorgio é guitarrista e cantor de rock.

Vamos ver agora a tradução da música Datemi Un Martello, um grande sucesso na voz de Rita Pavone que escutamos hoje no programa Clube Amigos da Boa Nova.

Datemi Un Martello (tradução)
Rita Pavone
Composição: S. Bardotti / L. Hays / P. Seeger


Ah ah ah....
Thiu riu thiu ria....

Dêem-me um martelo,
O que quer fazer com ele,
Quero batê-lo na cabeça
De quem não gosto, sim sim sim,
Daquela dengosa
Com os olhos pintados
Que todos todos fazem dançar
Deixando-me a olhar.
Que raiva me dá!
Que raiva me dá!

Thiu riu thiu ria....

Dêem-me um martelo,
O que quer fazer com ele,
Quero batê-lo na cabeça
De quem não gosto,
De todos os casais
Que ficam coladinhos
Que querem as luzes apagadas
E as musicas lentas.
Que tédio me dá!
Ufa, que tédio me dá!

Thiu riu thiu ria....

Dêem-me um martelo,
O que quer fazer com ele,
Para quebrar o telefone
O usarei,
Porque em poucos minutos
Me chamará mamãe,
O papai está quase para voltar,
Para casa devo ir.
Ufa, que vontade que tenho!
Não não não, que vontade que tenho!

Thiu riu thiu ria....

Um golpe na cabeça,
A quem não é dos nossos
E assim a nossa festa
Mais bonita será,
Seremos nós somente
E seremos todos amigos,
Dançaremos juntos os nossos bailes
E sei que o hully gully
Que força será!
Que força será!

Que força será!
Che forza sarà!

Cicantica...
Ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário