terça-feira, 24 de março de 2009

Jararaca e Ratinho

Hoje, o Sr. Manoel Bolonha anunciou os dois novos contratados do Clube Amigos da Boa Nova. Trata-se de Jararaca e Ratinho. É claro que a contratação é apenas uma brincadeira, mas que eles farão parte da programação do Clube, ahhhh... isso vai acontecer!
Pra quem não conhece, Jararaca e Ratinho é uma das mais antigas e tradicionais duplas sertanejas do Brasil. A dupla foi formada em Pernambuco em 1927, quase dez anos depois do primeiro encontro entre Jararaca e Ratinho. Os dois integraram juntos o grupo Turunas Pernambucanos, que se destacou no início dos anos 20 cantando cocos e emboladas e se apresentando em trajes típicos. Excursionaram pela Argentina e Uruguai e os Turunas de separaram, dando origem à dupla. Em São Paulo fizeram sucesso cantando emboladas e atuando em performances satíricas.

Gravaram o primeiro disco em 1929, pela Odeon, época em que começaram a ter suas músicas gravadas por outros artistas, como Francisco Alves ("Meu Sabiá", "Meu Brasil"). Tendo em foco a música regional, excursionaram pelo interior com Cornélio Pires, o primeiro grande divulgador da música caipira. Jararaca compôs e gravou diversas músicas de carnaval, como o clássico "Mamãe Eu Quero" (com Vicente Paiva), do ano de 1937, cujo extraordinário sucesso chegou ao exterior, tendo sido incluído em filmes de Hollywood. O cantor Bing Crosby, primeiro grande ídolo da música americana, inspirador de Frank Sinatra, gravou a marchinha na versão "I Want My Mama". Ratinho se destacou também como saxofonista, autor de choros e valsas, como "Saxofone, Por Que Choras?".

Tiveram bastante êxito nos dez anos em que trabalharam na Rádio Nacional, sempre caracterizados como representantes da música regional caipira. Alguns sucessos foram "Desafiando", "Meu Pirão Primeiro", "Oi, Chico", "Bonito", "Pinicadinho" e "Espingarda Pá, Pá, Pá". Tom Jobim deu parceria a Jararaca ao utilizar seu refrão "Do Pilar" na música "O Boto", em 1976. Na televisão, participaram do programa A-E-I-O-Urca, da TV Tupi. Após a morte de Ratinho, em 1972, Jararaca continuou se apresentando sozinho em programas de televisão e rádio, até sua morte, em 1977. A Funarte lançou um CD com obras da dupla em 1998. A dupla era formada por José Luís Rodrigues Calazans (Jararaca) e Severino Rangel de Carvalho (Ratinho).

2 comentários:

  1. manoel, bom dia, é a primeira vez que entro no blog e ja virei fã. Gostei da historia desta dupla jararaca e ratinho e confesso não conhecia. Por favor traga mais duplas, grupos ou bandas que infelizmente foram esquecidas pelo tempo. Só mesmo o Programa para resgatar essas perolas. PS: O geraldo roberto dançando com aquela camisa azul caiçara da kombi 74 tá show de bola. Abraços a todos. Cassiano de são Paulo capital

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir