sexta-feira, 26 de junho de 2009

Crônica de Augusto Pinheiro

Sensibilizado com a desencarnação de Michael Jackson, o nosso querido amigo jornalista e radialista (e também pai do Matheus Francisco) Augusto Pinheiro, escreveu uma crônica sobre o tema. O texto a seguir, na verdade, é uma forma de expressar seus sentimentos pelo rei do Pop.

Augusto Pinheiro é apresentador do programa RBN Notícias, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 19 horas.

Segue:

Michael Jackson (1958 - 2009)
Aconteceu novamente. Uma vez mais nós fomos surpreendidos com a notícia de que um super-herói terminou a sua missão na Terra. Já deveríamos ter nos acostumado, foi assim em 1977, quando chegou a informação de que Elvis Presley, o rei do Rock, havia nos deixado; cinco anos mais tarde, foi a vez de Elis Regina, a pimentinha, elevar às alturas a sua voz; também ocorreu o mesmo, quando perplexos, no dia 1º de maio de 1994, vimos o rei das pistas, Airton Senna da Silva, terminar sua brilhante carreira numa curva do circuito de Ímola, na Itália.

Nós poderíamos mencionar diversas figuras incomuns, verdadeiros extra-terrestres, artistas que sobrepujaram as barreiras do inimaginável, do insólito e do impossível, e que em seu mais autêntico caráter humano, um dia, sem nenhum ensaio, simplesmente fecharam os olhos, pararam de respirar e seu coração se quedou, inerte.

Ontem, incrédulos, fomos informados de que algumas agências de notícias e sites internacionais davam como certa a morte de Michael Joseph Jackson, de 50 anos, em razão de parada cardíaca. Mas espere, esse cinquentão não pode ser o cantor Michael Jackson, o rei do Pop. Não, ele é um talentoso menino, que agora há pouco eu vi na televisão, cantando e dançando ao lado de seus irmãos no grupo... como era mesmo o nome?... Jacksons Five. Não, deve ser outra pessoa... não é possível...´

É verdade! Infelizmente, é verdade!... Mas, qual é a verdade? Existe alguma informação que a minha mente não quer aceitar. Qual será? Talvez a dura realidade de que envelhecer dói, machuca, macula. O tempo, esse nosso melhor amigo, pode também ser cruel quando o assunto é manter vivo um passado inocente, puro, indelével...

Aquele irmão caçula da família Jackson, aquele cantor-mirim não cresceu. Eu preciso acreditar que o pequeno Michael não se tornou adulto, não se transformou em um homem excêntrico, um ser quase bizarro; não posso crer que sua vaidade e seu talento o tenham cegado; eu não aceito que o mundo o tenha vencido.

Embora seu coração físico tenha parado de bater, no coração de seus milhões de fãs, Michael Jackson vive. E ele canta, alegre e docemente, as músicas românticas que embalaram os bailes dos jovens do início da década de 1970, que, assim como eu, dançavam de rosto colado. Esse passado não morreu; Michael também não. A exemplo de outros super-heróis que habitam nossas lembranças mais ricas, Michael Jackson foi mais um que voltou para casa...

2 comentários:

  1. Sempre tive a impressão que o espírito Michael jackson é, talvez um retardatário de outros mundos a ter mais uma chance de redenção aqui no planetinha azul. Suas idéias visionárias, seu capricho quase que obsessivo em produzir seus video clips e seus arranjos musicais tanto nos discos quanto nos shows deixavam claro que ele sempre buscou a perfeição. Analizando um pouco mais a atormentada mente de Michael, sempre exposta na mídia de forma intensa, percebo sua insatisfação em fazer parte da raça humana que ora habita a terra. sua natural majestade se impôs desde a mais tenra infancia, liderando seus irmãos mais velhos no inesquecível The Jacksons Five com seu talento e carisma únicos, o Rei do Pop viveu 50 anos como o próprio Peter Pan, o menino que nunca cresce, que vive em uma terra distante. A terra do nunca. por isso e por outros aspectos minha imaginação, sem muito esforço me leva a crer que aprendemos a amar e reverenciar um espírito inquieto, porém sensível ao ponto de compor verdadeiras obras primas como, por exemplo, Heal the World, uma de suas canções mais inspiradoras. Talvez tenhamos convivido com a reencarnação de algum nobre do passado, que reinou em outras civilizações ou mesmo aqui na terra. Devido a vaidade exagerada e inconformação com seu próprio corpo masculino,que ele tentou reconstruir, me ponho a pensar:Seria MJ a lendária Cleópatra reencarnada? Enfim, seja lá quem este espírito animou no passado, que vá em paz, consciente de que fez, apesar de alguns percalços, milhões de pessoas mais felizes.Um dia saberemos um pouco mais sobre esses "mistérios" que o Pai ainda guarda de nós, seus filhos bem amados. Siga em paz o seu caminho Michael, você estará sempre em nossos corações, cantando como um anjo e dançando como um demonio. Foi assim que aprendemos a te amar. Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  2. A volta de Michael Jackson a pátria espiritual é no minimo assustadora para alguns de nós.
    Não só por ele ser um astro, um idolo, mas por que ele era nosso "companheiro" dos bailinhos de garagem e sempre dá um frio na barriga quando começamos a ver nossos companheiros começando a voltar para o lado real da vida....
    Nas entre linhas vemos escrito que nosso retorno é certo, embora já saibamos disso, sempre temos a esperança de que ficarmos para semente...rsss.
    Um dia , quem sabe, faremos nosso baile com Michael cantando ao vivo, não mais com aquele compacto dos Jackson Five que ganhei do meu pai quando tinha 14 anos de idade.
    Não tenho pressa, nem meus amigos também....
    Fique com Deus Michael e vá programando uma bela seleção celestial !

    Mirian Martins ***

    ResponderExcluir